Nesta quinta-feira (4), a Justiça do Reino Unido condenou a nove anos de prisão um jovem que entrou no terreno do Castelo de Windsor, no Natal de 2021, e ameaçou matar a rainha Elizabeth II. Na ocasião, ele chegou com uma besta carregada.
Jaswant Singh Chail, agora com 21 anos, permanecerá no hospital psiquiátrico de alta segurança Broadmoor, em Broadmoor, no sul da Inglaterra, até que seu estado mental permita que ele seja transferido para uma prisão convencional, declarou o juiz do tribunal criminal de Old Bailey, em Londres.
O jovem escalou um muro com uma escada feita de corda para entrar no terreno do castelo onde a rainha viveu durante grande parte da pandemia de Covid-19, a cerca de 30 quilômetros a oeste da capital britânica. Quando abordado por um dos oficiais que guardavam o local, ele declarou que estava lá para “matar a rainha” Elizabeth II.
Posteriormente, os investigadores descobriram que ele tinha expressado a mesma intenção em um vídeo que havia gravado anteriormente e publicado nas redes sociais poucos minutos antes de sua prisão.
Chail, que estava mascarado, admitiu durante os procedimentos judiciais ter feito ameaças de morte e estar em posse de uma arma ofensiva.
O jovem foi diagnosticado com psicose e “alucinações” após sua prisão; embora o juiz tenha considerado que ele começou a planejar suas ações com meses de antecedência, quando ainda não estava em um estado mental alterado.
Chail, ex-funcionário de um supermercado, tentou entrar para a Marinha, o Exército e outros órgãos ligados ao Ministério da Defesa, mas todos os seus pedidos foram rejeitados.
*EFE