Um representante da Direção Geral de Informações do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR) declarou, nesta terça-feira (10), que o Kremlin sabia antecipadamente dos planos da organização islâmica palestina Hamas para lançar uma ofensiva em grande escala contra Israel.
– De acordo com o GUR do Ministério da Defesa ucraniano, a cúpula da Federação Russa sabia que o Hamas estava preparando um ataque terrorista contra Israel – afirmou Andrii Chernyak, citado pela agência russa independente Interfax.
– A Rússia entregou armas capturadas durante a guerra contra a Ucrânia aos terroristas do Hamas – acrescentou, referindo-se aos relatos da imprensa russa nos últimos dias de que Kiev vendeu equipamento militar ocidental à milícia islâmica.
O GUR também tem indícios de que mercenários russos estiveram em contato com membros do Hamas e “transmitiram experiência a eles”, noticiou a agência russa.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta segunda (9), que Moscou tem interesse em “desencadear uma guerra” no Oriente Médio, para que “uma nova fonte de dor e sofrimento enfraqueça a unidade mundial e aumente as divisões e contradições”.
*EFE