O governo brasileiro repatriou 1.135 cidadãos que estavam em Israel e foram trazidos ao país por meio de seis voos feitos pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Outras 150 pessoas aguardam para retornar ao Brasil, sendo 120 delas que estão em Israel e outras 30 na Faixa de Gaza.
Os voos de repatriação começaram no dia 10 de outubro, três dias após a guerra entre Israel e o Hamas começar. O último voo que deixou Israel rumo ao Brasil deve chegar na madrugada desta quinta-feira (18), trazendo 219 brasileiros.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que a primeira fase da operação se encerra com este sexto voo. Não há informações sobre o retorno dos demais brasileiros que continuam na região.
A próxima fase será retirar os brasileiros da Faixa de Gaza. Para isso, o Itamaraty busca apoio do Egito para que os cidadãos possam ser resgatados por lá. De acordo com o ministro, assim que a passagem for aberta, os brasileiros serão repatriados.
Para essa ação, duas aeronaves da FAB estão de prontidão, uma está em Roma, na Itália, e outra no Rio de Janeiro. O governo também não descarta trazer 15 estrangeiros latino-americanos da Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai que solicitaram ajuda do Brasil.