As informações são de uma pesquisa realizada entre os dias 28 de setembro e 8 de outubro pelo Arab Barometer, um centro de estudos independente apoiado por instituições do Oriente Médio e do Ocidente, como o Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Jordânia e a Universidade Princeton, nos Estados Unidos. A revista americana Foreign Affairs, que também colaborou na coleta de dados, publicou os resultados nesta sexta-feira, 27.
Foram ouvidos 790 palestinos na Cisjordânia e 399 na Faixa de Gaza. Segundo o levantamento, 44% disseram não ter nenhuma confiança no governo do Hamas e outros 23% deram como resposta “não muita confiança”. As respostas que indicavam confiança no grupo jihadista somaram 29%.
Os habitantes de Gaza consideram que o Hamas não ouve a população. Apenas 26% disseram que o grupo responde às demandas dos cidadãos. A maioria considera que o governo não presta muita atenção às suas necessidades.
Questionados sobre como o conflito histórico entre israelense e palestinos deveria ser solucionado, 73% dos moradores de Gaza declararam apoio a uma solução pacífica e 20% preferiram uma solução militar que levasse à destruição do Estado judeu. Dentre esses, no entanto, 77% eram também apoiadores do Hamas.
“O governo encabeçado pelo Hamas pode não estar interessado na paz”, conclui a Foreign Affairs, “mas os líderes israelenses incorrerão num erro empírico se atribuírem a mesma opinião a todos os moradores de Gaza.”
Fonte: O Antagonista.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.