O Exército de Israel informou que suas tropas mataram, nesta quinta-feira (2), mais de 130 membros do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O conflito, que começou no dia 7 de outubro com os atos do Hamas, chegou nesta quinta ao seu 27° dia.
– Nas últimas horas, mais de 130 terroristas foram neutralizados – anunciaram os militares, detalhando que os soldados atacaram por terra, ar e mar e destruíram vários complexos militares do Hamas.
O texto destacou também que as forças israelenses atacaram aviões de combate e barcos com mísseis, além de uma série de alvos do grupo terrorista no enclave. Entre estes, estavam inclusos “vários centros de comando e controle militares usados por altos agentes terroristas do Hamas”, “infraestrutura terrorista deliberadamente localizada em áreas civis”, “complexos militares”, “edifícios carregados de explosivos e postos de observação” do grupo.
O Exército explicou que suas tropas no terreno, que continuam combatendo corpo a corpo e encontraram um número significativo de armas, colaboraram com a Força Aérea e a Marinha para realizar ataques conjuntos. Este anúncio surge pouco após o chefe do Estado-Maior do Exército, Herzi Halevi, ter informado que suas tropas já estão cercando e atacando o interior da cidade de Gaza.
– Avançamos para outra etapa importante da guerra. As forças estão no coração do norte de Gaza, operando na Cidade de Gaza, cercando-a – disse Halevi durante um pronunciamento à imprensa.
Halevi destacou, ainda, o “preço doloroso e difícil” dos combates em Gaza, que já deixaram até o momento 18 soldados israelenses mortos, um deles um tenente-coronel falecido nesta quinta, segundo os últimos dados divulgados pelo Exército.
*EFE