De acordo com uma análise realizada pelo Centro Palestino para Pesquisas Políticas e Estudos, a maioria dos cidadãos palestinos acredita que o Hamas teve razão em atacar Israel no dia 7 de outubro.
A pesquisa foi feita entre os dias 22 novembro e 2 de dezembro com 1.231 adultos moradores da Cisjordânia e Faixa de Gaza e 72% deles disseram acreditar que foi a decisão correta invadir o país e matar mais de 1,4 mil pessoas, levando mais de 200 como reféns. Apenas 22% dos entrevistados disseram que o ataque de 7 de outubro foi uma decisão incorreta.
O estudo também mostrou que 95% dos entrevistados acreditam que Israel cometeu crimes de guerra durante o atual conflito contra o Hamas. Apenas 10% deles pensam que o Hamas também cometeu tais crimes, mesmo que 85% de todos os entrevistados tenham visto os vídeos dos terroristas matando civis no dia do ataque.
Em outra parte, os entrevistados foram levados a revelar o que pensam que acontecerá no futuro com a Faixa de Gaza. Para 64% deles o território será comandado pelo Hamas. Mais da metade dos participantes dizem que “o Hamas é o que mais merece representar e liderar o povo palestino hoje”.
Sobre as intenções de Israel, 53% dos entrevistados acreditam que é destruir a Faixa de Gaza, matar ou expulsar todos os moradores daquela região. Para outros 42%, o objetivo de Israel é exercer “vingança” contra o Hamas e erradicar o grupo terrorista.
Mas a grande maioria, 70%, pensa que Israel não conseguirá alcançar o objetivo de erradicar o Hamas e a resistência, enquanto apenas 8% pensam que terá sucesso, e 21% pensam que apenas enfraquecerá o Hamas e a resistência.