O Exército israelense desmantelou a estrutura de túneis do Hamas no norte da Faixa de Gaza, tendo Jabalia como centro, onde foram encontrados os corpos de cinco reféns já confirmados como mortos.
– Nas últimas semanas, a 551ª Brigada da 162ª Divisão garantiu o controle da área do acampamento de Jabalia, um dos centros operacionais do Hamas na Faixa de Gaza – informou um comunicado militar.
As operações incluíram “batalhas ferozes” durante as quais “muitos terroristas foram mortos por soldados” e centenas de armas foram localizadas, detalhou o porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari.
Os corpos encontrados foram os de três militares capturados em 7 de outubro, Ziv Dado, Ron Sherman e Nick Beiser, além dos civis Eden Zacharias e Elia Toledano.
– Como parte da operação, e seguindo inteligência avançada, eles expuseram uma rede de túneis estratégicos que serviam como quartel-general do Hamas no norte de Gaza – anunciou o Exército.
A base subterrânea em Jabalia incluía dois níveis: o primeiro com cerca de dez metros de profundidade e o segundo, com dezenas de metros.
– A rede de túneis, com várias rotas, era usada para direcionar os combates e o movimento dos terroristas. Armas, infraestrutura de fabricação de armas e esconderijos de emergência foram encontrados nas profundezas do quartel militar – acrescentou a nota.
A rede estava conectada a um poço que levava à residência do comandante da Brigada Norte do Hamas, Ahmad Andur, e também passava por baixo de uma escola e de um hospital.
Sobre a descoberta dos corpos dos sequestrados nos túneis, o Exército explicou que a informação foi apresentada às famílias, às quais foram oferecidas condolências.
– As tropas israelenses, em cooperação com outras organizações de segurança, continuam a agir através de uma variedade de meios operacionais e de inteligência para devolver os reféns – disse o Exército.
No final da missão, as forças desmantelaram o quartel-general subterrâneo de Jabalia como “parte do esforço para lidar com a infraestrutura de túneis do Hamas e atingir seus comandantes seniores e capacidades estratégicas”, afirmou o porta-voz militar.
– Esse esforço continua em todos os momentos e agora está sendo realizado em Khan Younis e no sul da Faixa de Gaza – acrescentou.
*EFE