O terceiro grupo de brasileiros e familiares próximos repatriados da Faixa de Gaza desembarcou em Brasília na manhã deste sábado (23). Inicialmente, o Itamaraty informou que 32 pessoas deixaram o enclave palestino mas, segundo informações da Força Aérea Brasileira, a FAB, responsável pela aeronave, só 30 embarcaram. Os outros dois teriam ficado de fora do voo por questões médicas.
Os brasileiros e familiares deixaram a Faixa de Gaza na última quinta-feira (21). Eles foram recebidos no Egito por autoridades da embaixada e transportados da fronteira até a capital Cairo, onde passaram uma noite. Na sexta (22), o grupo embarcou com destino a Brasília.
O mesmo voo da FAB que foi ao Egito buscar os brasileiros levou, na ida, seis toneladas de ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e equipamentos para geração de energia. Desde o início da guerra, 1.555 brasileiros foram resgatados, sendo a maioria de Israel, mas também de Gaza e da Cisjordânia.
No caso da Faixa de Gaza, a única saída é por Rafah, na fronteira com o Egito, e é preciso ter autorização para passar. O trecho foi reaberto em 1° de novembro pela primeira vez desde o início da guerra para palestinos feridos e cidadãos estrangeiros, que têm sido liberados aos poucos. O primeiro grupo de brasileiros só foi autorizado a sair no dia 10 do mesmo mês.
*AE