Após o Governo de Pernambuco e o Ministério de Portos e Aeroportos, comandado pelo ministro Silvio Costa Filho, anunciarem ações para potencializar a movimentação de cargas do Porto de Suape, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, afirmou que “esse é mais um paço para que Suape seja consolidado como principal hub da região Nordeste e um dos maiores portos do Brasil”.
“Hoje a gente, com muita alegria, cumpre o compromisso de dotar Suape de uma estrutura compatível com a grandeza e a relevância que ele tem para a economia de Pernambuco”, disse Guilherme, em entrevista ao blog é a Rede Pernambuco de Rádios.
Para o secretário, o ano de 2023 foi bastante positivo para Pernambuco. “A gente fecha o ano com muito trabalho e muita construção positiva, com muito resultado para apresentar. A economia de Pernambuco já dá os seus sinais: nosso saldo positivo em empregos esse ano, crescimento da economia, tudo aquilo que está acontecendo, muito já em função do que já construímos ao longo desse ano”, assegura.
Para 2024, Guilherme Cavalcanti projeta “ainda mais emprego, anúncio de novos investimentos chegando e um trabalho muito diligente para que a gente use cada real do orçamento da gente para fazer a infraestrutura correta para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, pontua.
Suape – Na sexta-feira (22), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra e o ministro Silvio Costa Filho assinaram o edital, publicado neste sábado (23) no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado, para potencializar a movimentação de cargas do Porto de Suape.
As intervenções serão para aprofundar o canal para que embarcações de grande porte possam atracar com capacidade máxima. Ao todo, as obras terão custo estimado de R$ 204 milhões, sendo R$ 103 milhões oriundos do Governo do Estado e R$ 101 milhões do Governo Federal.
Com a intervenção, o canal passará a ter profundidade de 16,2 metros, permitindo a atracação de porta-contêineres de 366 metros de comprimento e de outras embarcações com capacidade máxima, gerando aumento exponencial no volume de cargas movimentadas no porto.
O processo licitatório da nova dragagem deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2024 e o início das obras coincidirá com a finalização das intervenções no canal externo – que está em obras no momento –, potencializando as operações com granéis líquidos (petróleo cru e derivados), que colocam Suape na liderança nacional. A expectativa é de que as intervenções do canal interno tenham duração de oito meses.