O ator britânico Tom Wilkinson, indicado duas vezes ao Oscar e que atuou em filmes como Ou Tudo ou Nada, Entre Quatro Paredes, Michael Clayton e Shakespeare Apaixonado, morreu aos 75 anos, segundo informou neste sábado sua família.
Nas últimas décadas, Wilkinson tornou-se um rosto familiar como papel coadjuvante em uma infinidade de grandes produções de Hollywood e britânicas, embora tenha alternado esses trabalhos com sua presença em séries de televisão e peças de teatro.
– A família de Tom Wilkinson anuncia com grande tristeza que ele morreu repentinamente em sua casa no dia 30 de dezembro. Sua esposa e família estavam com ele – disse um comunicado divulgado por seu agente à imprensa britânica, no qual também pedem que sua privacidade seja respeitada neste momento.
Ao longo de seis décadas de atuação, Wilkinson foi indicado para melhor ator por Entre Quatro Paredes em 2001, e melhor ator coadjuvante por Michael Clayton em 2007.
No entanto, foi seu personagem como o reticente dançarino de strip-tease Gerald Cooper, na comédia britânica Ou Tudo ou Nada (1997), que o tornou mais conhecido do grande público e lhe rendeu o prêmio BAFTA de melhor ator coadjuvante.
Recentemente, ele se encontrou com algumas das co-estrelas daquele sucesso de bilheteria e crítica para filmar a série homônima produzida pela Disney+.
Diretores como Christopher Nolan, John Madden, Oliver Stone, Roman Polanski e Wes Anderson recorreram a ele para dar peso ao elenco de Batman Begins, Shakespeare Apaixonado, Snowden: Herói ou Traidor, O Escritor Fantasma e O Grande Hotel Budapeste.
Estima-se que ele tenha participado de mais de 130 produções cinematográficas e televisivas, desde dramas históricos como Razão e Sensibilidade até papéis à frente de uma gangue criminosa, como Rock’n’Rolla: A Grande Roubada, de Guy Ritchie.
Nascido em Leeds, no norte da Inglaterra, ele era casado com a atriz Diana Hardcastle, com quem atuou na minissérie The Kennedys e no filme O Exótico Hotel Marigold, teve duas filhas, Alice e Molly.
*EFE