Um vídeo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, chamando Barack Obama de fundador do Estado Islâmico (ISIS), está circulando nas redes sociais após o ataque terrorista em uma casa de show em Moscou, na Rússia, na última sexta-feira (22). As declarações são reais, porém tiradas de contexto.
No vídeo, Trump pode ser ouvido dizendo que “o ISIS está homenageando o presidente Obama. Ele é o fundador do ISIS. E eu diria que a cofundadora seria a desonesta Hilary Clinton”. As declarações foram feitas em 2016, antes das eleições presidenciais, durante um comício na Flórida.
A volta da circulação do vídeo sugere que Trump está ligando Obama ao ataque terrorista em Moscou, que matou ao menos 133 pessoas.
Os comentários ácidos em relação ao seu antecessor democrata se deram no contexto em que Trump criticava a política externa da administração Obama, incluindo as tropas americanas estacionadas em zonas de conflito e a retirada das tropas do Iraque.
Em 2016, no dia seguinte às declarações, Donald Trump afirmou que a fala se tratava de “sarcasmo”.
Fonte: Pleno News.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.