O IBGE divulgou nesta terça-feira que, em fevereiro, indústria avançou em dez dos 15 locais pesquisados. Cinco dos 15 locais investigados pela Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional recuaram na passagem de janeiro para fevereiro, quando a produção nacional do país caiu 0,3%. As maiores quedas foram registradas no Mato Grosso (-3,3%), Goiás (-2,4%) e Pará (-2,2%).
Na comparação com fevereiro do ano passado, houve avanço em 16 dos 18 locais analisados, sendo as maiores variações registradas no Rio Grande do Norte (67,3%), Rio Grande do Sul (18,3%), Amazonas (17,2%) e Ceará (14,3%).
Produção industrial de Pernambuco
Na comparação com fevereiro de 2023 a alta em Pernambuco é de 5,3%, influenciada principalmente pela fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores com crescimento de 59,1% e pela fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos 34,5%.
Entre as quedas mais expressivas, destacou-se a atividade de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos com recuo de 14,2% no período.
No acumulado do primeiro bimestre do ano, a indústria cresceu em todos os 18 locais pesquisados
A produção industrial do país expandiu 4,3% frente a igual período do ano anterior, com resultados positivos em todos os dezoito locais pesquisados. Rio Grande do Norte (71,5%), Amazonas (14,0%) e Goiás (10,4%) assinalaram avanços de dois dígitos e os mais acentuados no índice acumulado para os dois primeiros meses do ano. Pernambuco apresentou alta de 3,2%.
“Conseguimos explicar este aumento em todos os 18 locais pelo aumento no ritmo de produção em relação ao mesmo período do ano anterior e também temos uma baixa base de comparação do ano passado com relação a este momento”, explicou o IBGE Regional.
Fonte: Blog do Jamildo.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.