O ministro da Defesa, José Múcio, defendeu o uso de uma Operação de Garantia da Lei da Ordem (GLO) no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, houve aumento dos casos de violência nas cidades atingidas pelas chuvas no estado, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde tem ocorrido saques, roubos e estupros. A Brigada Militar gaúcha já prendeu 41 pessoas.
– Eu defendo [GLO], porque é uma coisa imediata. Estamos com 15 mil homens lá. Esses 15 mil homens podem ajudar na segurança. Qual o problema? Criou-se uma fobia da GLO, mas o Brasil usou GLO 133 vezes. Nunca houve ameaça de golpe por conta de GLO, nunca – disse Múcio, em entrevista ao portal UOL.
De acordo com Múcio, porém, é necessário que o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), solicite a utilização da medida. Somente após esse pedido é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia autorizá-lo. Leite já pediu apoio à Força Nacional, que enviará agentes ao estado. Nas áreas alagadas, policiais passaram a fazer patrulhamento de barco.
Nesta sexta-feira (10), por sinal, o ministro da Defesa estará em território gaúcho acompanhado pelos comandantes do Exército, Tomás Paiva; da Marinha, Marcos Olsen; e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. É a terceira vez desde o início das chuvas que Múcio vai ao estado.
AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 85% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!
Fonte: Pleno News.