Os 34 anos do Trem do Forró, uma das atrações turísticas mais tradicionais da capital pernambucana, serão lembrados em uma sessão solene na Câmara de Vereadores do Recife, nesta quinta-feira (30), 10h. A cerimônia, proposta pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB), também reverencia os Jovens Sanfoneiros do Recife.
“Estamos muito felizes com essa homenagem. O Trem do Forró, ao longo de sua história, se tornou uma das principais atrações do São João do Recife e de Pernambuco. Esta celebração confirma que estamos no caminho certo, construindo uma festa que se tornou um importante instrumento cultural e imaterial. Independentemente do destino, seja Caruaru, Cabo ou Gravatá, muitos turistas vêm à capital pernambucana para viver essa experiência única,” ressalta o empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.
“Nosso objetivo é homenagear os jovens artistas recifenses, com o intuito de fortalecê-los e incentivá-los a participar de nossas festividades juninas e que possam inspirar novos artistas em nossa cidade. Estamos também homenageando o Trem do Forró, esse Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife, que completou 34 anos desde a sua primeira viagem. O trem é uma importante ferramenta de divulgação das tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes”, ressaltou o vereador Rinaldo Júnior (PSB), também autor do Projeto de Lei 79/2023, aprovado no ano passado, que concedeu à atração junina o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife.
Temporada 2024 – Este ano, as viagens do Trem do Forró começam no próximo dia 8 e seguem nos dias 09, 15, 16, 22 e 23 de junho. Mas quem pretende embarcar no passeio mais animado do mundo precisa correr, só restam ingressos para as saídas dos dias 08, 09 e 23. O trem parte da capital pernambucana com destino ao Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84km (ida e volta). Dentro dos vagões, o público será embalado por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra.
Os kits são compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros. A estrutura conta ainda com bar para maior conforto. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife. O ingresso custa R$190 (valor único) e pode ser adquirido pelo site da atração (http://www.tremdoforro.com.br) ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista.
Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$3 milhões no Recife.
História – O Trem do Forró já atraiu mais de 200 mil pessoas. Somados, a atração contabiliza cerca de mil horas em 200 dias apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes. O primeiro passeio aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró.
O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico. Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.
Serviço: Homenagem ao Trem do Forró
Data: 30/05/2024 (quinta-feira)
Hora: 10h
Local: Câmara de Vereadores do Recife.