Uma família inteira nos Estados Unidos foi infectada por vermes parasitas contidos em carne de urso mal cozida. A carne era de urso-negro, que foi caçado por um dos membros da família de Dakota do Sul, e ficou 45 dias armazenada em um freezer.
O consumo da carne foi durante uma reunião familiar em 2022 e a ocorrência saiu em relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) em maio deste ano.
O animal havia sido caçado no Canadá. Embora a carne tenha sido armazenada em freezer, as larvas eram resistentes ao congelamento. Além disso, a carne foi servida mal passada.
De acordo com o relatório, a carne foi “inicialmente servida mal passada inadvertidamente, supostamente porque a carne era de cor escura e era difícil para os membros da família verificarem visualmente o nível de cozimento”.
– Depois que alguns membros da família começaram a comer a carne e perceberam que ela estava mal cozida, a carne foi cozida novamente antes de ser servida – segue o texto.
Algumas semanas depois da reunião familiar, um dos membros foi hospitalizado com febre, fortes dores musculares e inchaço ao redor dos olhos. Os médicos o diagnosticaram com triquinelose, uma doença zoonótica parasitária.
A triquinelose é geralmente causada pela ingestão de carne crua ou mal cozida contaminada com o parasita triquinela, uma espécie de lombriga. Para prevenir a carne deve ser cozida a uma temperatura interna superior a 74°C.
Após o primeiro caso, uma investigação acabou revelando que outros cinco familiares, incluindo uma menina de 12 anos, também estavam infectados. Todos já estão recuperados. O tratamento incluiu albendazol, um vermífugo indicado para o tratamento de infecções por vermes ou parasitas intestinais.
Entre 2016 a 2022, apenas sete surtos de triquinelose foram registrados nos Estados Unidos.