A SpaceX realizou, nesta quinta-feira (6), um lançamento bem-sucedido da maior nave espacial do mundo: a potente Starship. A decolagem ocorreu a partir do Texas, nos Estados Unidos, e a operação conseguiu retornar ambos os estágios da nave à Terra de forma controlada.
O lançamento ocorreu por volta das 7h50 (horário local 9h50 de Brasília), e o propulsor Super Heavy pousou cerca de seis minutos depois em uma plataforma nas águas do Golfo do México, perto de Boca Chica, depois de se separar da cápsula.
A empresa de Elon Musk também conquistou uma vitória nesta quinta com o retorno controlado da cápsula Starship pouco mais de uma hora após a decolagem, que pousou no Oceano Índico.
– Parabéns a toda a equipe da SpaceX pelo emocionante quarto teste de voo da Starship – celebrou a empresa em sua conta na rede social X, que também é de propriedade do bilionário.
– Pouso suave e bem-sucedido do foguete Starship Super Heavy! – completou Musk ao compartilhar a postagem da SpaceX.
TESTES ANTERIORES
O voo desta quinta foi o quarto teste da Starship, a maior e mais poderosa espaçonave do mundo que pretende chegar ao espaço sideral.
Os dois testes iniciais, realizados em 2023, não conseguiram atingir seus objetivos. No primeiro, a nave explodiu minutos após a decolagem. No segundo, as duas partes não conseguiram se separar, e os controladores ativaram um sistema de emergência que explodiu intencionalmente o foguete.
A empresa declarou nesta quinta que todos esses voos são de aprendizado e enfatizou que houve progresso em cada um deles.
Neste quarto voo, em vez de atingir a órbita planejada, o objetivo era “demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar a Starship e o Super Heavy, incluindo a obtenção de entrada controlada da espaçonave”.
ATRAÇÃO TURÍSTICA
Como já é de costume, dezenas de curiosos passaram a noite na praia Isla Blanca, em South Padre Island, a 1,5 quilômetro da Starbase, o complexo espacial de Elon Musk, dono da SpaceX, em Boca Chica, uma cidade na fronteira com o estado de Tamaulipas, no México.
O local tem uma das melhores vistas da torre de lançamento, que fica fora do complexo da SpaceX e a cerca de 50 metros da praia.
A praia de Isla Blanca estava repleta de barracas, guarda-sóis e cadeiras dobráveis, e um dos hotéis da região até organizou uma festa particular, onde um DJ animou a longa espera desde as primeiras horas da manhã.
Por volta das 4h30, milhares de espectadores, turistas e fãs começaram a chegar em massa de vários estados do país e também do exterior.
Crianças, jovens, fotógrafos e famílias inteiras esperaram desde as primeiras horas o lançamento equipados com sombrinhas, água, comida e protetor solar, em um dia em que o termômetro deve chegar a 31º C.
*EFE