Pernambuco já registrou 1.577 homicídios neste ano de 2024, é o que aponta os dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS), sobre a violência.
Na informação publicada na sexta-feira, 7 de junho, através de site oficial da SDS, os números apontam que maio somou 266 assassinatos, se tornando o mês com menor registro de Mortes Violentas Intencionais (MVI), neste ano em Pernambuco.
O interior do Estado continua sendo o local mais violento entre as regiões, foram 149 homicídios, já na Região Metropolitana foram 83 e a capital Recife teve 34. Na estatística oficial da Secretaria de Defesa Social (SDS), em janeiro foram registrados 355 Mortes Violentas Intencionais, em fevereiro 310, em março 324 e em abril 322.
A marca total de 1.577 homicídios se deu da seguinte forma:
- Interior: 771
- Região Metropolitana: 439
- Recife: 313
Governadora celebra redução de MVI em Pernambuco
Em reunião do Juntos pela Segurança na segunda-feira (3), a governadora Raquel Lyra (PSDB) e sua vice, Priscila Krause (Cidadania), acompanharam os indicadores mais recentes da segurança em Pernambuco, que mostram queda nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI).
A redução foi de 11,6% neste indicador no Estado, apontando o último mês de maio como o melhor de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 2004, com 266 MVIs.
Na capital pernambucana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também observou redução de homicídios durante o mesmo mês, sendo o menor resultado dos últimos cinco anos, com 33 MVIs, número 34% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
SINPOL contesta números da SDS
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, contestou a comemoração do Governo do Estado sobre os números de MVI (Mortes Violentas Intencionais), divulgados na segunda-feira, 3 de junho, pela SDS.
Segundo Cisneiros, de janeiro a maio de 2024, foram 1584 MVI em Pernambuco. E no mesmo período, em 2023, ocorreram 1468 MVI.
Portal da Prefeitura