A direita francesa aumentou o número de cadeiras após resultado histórico nas eleições do Parlamento Europeu neste domingo (8) e Jordan Bardella, candidato de direita, fez questão de provocar seu rival político, o atual presidente da França, Emmanuel Macron.
Ao comentar o resultado das eleições, ele discursou:
– Essa mensagem clara dirigida a Emmanuel Macron e aos europeus marca a determinação do nosso país de ver a União Europeia mudar de orientação.
Para Bardella, a redução de cadeiras da esquerda no Parlamento faz Macron e seu partido saírem enfraquecidos do pleito, além de mostrar o desejo de mudança da população.
Enquanto o partido de Macron obteve 15% dos votos, o Reagrupamento Nacional de Jordan Bardella e Marine Le Pen conseguiu 30%, ou seja, o dobro da quantidade de votos.
Assim que percebeu a derrota, o presidente francês anunciou a dissolução da Assembleia Nacional e a convocação de eleições antecipadas para 30 de junho e 7 de julho.
Bardella já havia pedido a convocação de eleições para a Assembleia Nacional em um primeiro discurso após a divulgação das pesquisas.