As forças militares da Coreia do Sul informaram nesta terça-feira (11) que soldados da Coreia do Norte cruzaram a linha de demarcação que separa os dois países no domingo (9). Em resposta à violação da fronteira, as tropas sul-coreanas dispararam tiros de advertência, o que fez os norte-coreanos retornarem imediatamente.
Nas últimas semanas, a tensão cresceu na região. Os norte-coreanos lançaram balões com fezes e lixo na direção do país vizinho. Os sul-coreanos responderam com a divulgação de propaganda e a execução de músicas de k-pop em potentes alto-falantes instalados ao longo da fronteira.
Nesta segunda (10), os militares da Coreia do Sul disseram ter detectado sinais de que a Coreia do Norte estava instalando alto-falantes ao longo da fronteira fortemente armada, um dia após o Sul ter transmitido propaganda antiPyongyang em seus alto-falantes pela primeira vez em anos.
A disputa em torno dos alto-falantes e dos balões aprofundou as tensões entre as Coreias, à medida que as conversas sobre as ambições nucleares do Norte continuam estagnadas.
Nas últimas conversas sobre planejamento nuclear em Seul, responsáveis dos Estados Unidos e da Coreia do Sul analisaram uma diretriz não revelada que mapeia as suas estratégias de dissuasão nuclear para combater as crescentes ameaças norte-coreanas. Eles também discutiram o fortalecimento do treinamento militar combinado dos aliados envolvendo recursos estratégicos dos EUA.
*AE