Nesta quarta-feira (12), o Instituto IPESPE divulgou o resultado da pesquisa realizada para prefeito de Carpina entre os dias 6 e 7 de junho de 2024 e que apontou a liderança do ex-prefeito de Carpina Joaquim Lapa (PSB). A pesquisa inicialmente foi suspensa de divulgação do resultado na 20ª zona eleitoral, mas o desembargador eleitoral Cândido J F Saraiva de Moraes em mandado de segurança impetrado no TRE-PE.
Segundo os dados, na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Joaquim aparece com 40%, seguido de Eduarda Gouveia (Podemos) com 21%, Aldinho do Danone (SD) 12% e Bruno Ribeiro (PL) com 11%, enquanto nenhum, brancos e nulos somam 11% e 5% não sabe ou não respondeu.
Já no cenário espontâneo, onde o eleitor diz em quem pretende votar sem que sejam apresentados os nomes, Joaquim têm 31%, Eduarda Gouveia 13%, Aldinho do Danone 10%, Bruno Ribeiro 8% e Botafogo 2%, enquanto nenhum, brancos e nulos somaram 7% e 29% disse não saber ou não respondeu.
O IPESPE também traçou um cenário com os números entre os dois primeiros colocados na pesquisa, ou seja, uma disputa entre Joaquim Lapa x Eduarda Gouveia:
Joaquim Lapa – 48%
Eduarda Gouveia – 29%
Nenhum, brancos e nulos – 19%
Não sabe ou não respondeu – 5%
Já no quesito rejeição, Aldinho do Danone é o mais rejeitado com 59%, seguido por Eduarda Gouveia 46%, Bruno Ribeiro 43% e Joaquim Lapa 38%.
Os eleitores ainda foram consultados sobre quem deve vencer o pleito, onde Joaquim Lapa apareceu com 45%, Eduarda Gouveia 22%, Aldinho do Danone 9% e Bruno Ribeiro 4%, onde 21% não sabe ou não respondeu.
O apoio do prefeito do Recife, João Campos influencia para 49% dos entrevistados, já Botafogo influencia para 32%, enquanto o presidente Lula tem influência para 31%, o ex-presidente Jair Bolsonaro influencia para 25% dos entrevistados e a governadora Raquel Lyra também influencia para 25% das pessoas consultadas.
Para 52% dos entrevistados, o próximo prefeito (a), tem que ser alguém “que mude a forma de administrar Carpina”, enquanto 29% prefere que mude um pouco e dê continuidade a algumas coisas e 17% opta pela continuidade.
Ainda foi aferida a possibilidade de que a filha do empresário Lula do Boi, Soledade, fosse a vice de Joaquim Lapa, se aumentaria as chances de voto, onde para 22% aumentaria e 47% informou que não alteraria, para 21% diminuiria as chances de voto e 11% não sabe ou não respondeu.
A gestão do prefeito Botafogo é aprovada por 57% dos entrevistados, enquanto 38% reprova e 6% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa tem margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo PE-02896/2024.
Voz de Pernambuco