O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou insatisfação com os altos valores gastos com guerras no mundo e defendeu que os países se unam para combater a desigualdade social. Em conversa com a imprensa na Itália, onde participará da Cúpula do G7, ele afirmou que “a coisa mais barata que existe no mundo é cuidar dos pobres”.
De acordo com o petista, será esse o tema que ele abordará na reunião com os líderes dos sete países mais desenvolvidos do mundo.
– O que nós ficamos tristes é que uma região do planeta que criou o Estado de bem-estar social, que foi a União Europeia, vive agora a cada tempo tendo uma guerra. A guerra não ajuda, só atrapalha. É por isso que vamos discutir a questão da desigualdade no G20 (sic), porque não é possível, nós produzimos alimento, nós temos conhecimento genético que triplica a produção de alimentos no mundo, e as pessoas não têm dinheiro pra comprar e você tem 735 milhões de pessoas que vão dormir sem comer – pontuou.
– Enquanto isso, 2,4 trilhões [de dólares] foram gastos nos últimos dois anos por conta das guerras. Se os dirigentes políticos compreenderem que a coisa mais barata que existe no mundo é cuidar dos pobres, é dar aos pobres a oportunidade de trabalhar, estudar e viver às custas de seu sacrifício, a gente vai mudar o planeta. Se não, tende a crescer a desigualdade – assinalou.
Lula ainda disse que esse é um desafio não apenas do continente africano, mas também para outras regiões do planeta. Ele afirmou que defenderá no G7 a criação de uma coalisão com esse objetivo.
Pleno News