Em audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, 18, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR, o ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller disse que a decisão de realizar leilão para importação de um milhão de toneladas de arroz partiu da Casa Civil, diante dessa afirmação, o deputado Coronel Meira (PL-PE) fez requerimento convocando o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa para prestar esclarecimento sobre o assunto na comissão.
Após a anulação do leilão de 263 mil toneladas, em 11 de junho de 2024, diante de irregularidades e possíveis ilegalidades no certame, o ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, declarou que a organização dos leilões para a importação de arroz partiu da Casa Civil e do Ministro Carlos Fávaro.
Ainda de acordo com o ex-secretário, o Ministro Rui Costa foi responsável pela decisão de importar as 300 mil toneladas de arroz junto com o Ministro da Agricultura. Geller afirmou que os critérios técnicos não foram seguidos e que era preciso analisar qual foi efetivamente a perda de arroz, qual o nível de estoques em outros grandes centros e quanto a logística de transporte foi prejudicada, e considerou que o processo de importação das 300 mil toneladas foi conduzido de forma equivocada.
“Precisamos saber o porquê da decisão de importar arroz, da real finalidade de fazer leilão, do impacto econômico no setor nacional de produção de arroz a curto e médio prazo, do provável risco de desabastecimento, em razão da quebra do produtor brasileiro,” disse o deputado. O Requerimento também foi assinado pelos deputados Tião Medeiros (PP/PR), Zucco (PL/RS) e Marcel Van Hattem (NOVO/RS).