Capital da Coreia do Norte, Pyongyang está decorada com bandeiras russas, faixas de boas-vindas e retratos de Vladimir Putin, em razão da visita do chefe de Estado russo ao país. Putin foi recebido nesta terça-feira (18) sobre um tapete vermelho e foi chamado de “melhor amigo do povo coreano” pelo ditador Kim Jong-un.
– Apreciamos muito o firme apoio da Coreia do Norte à condução da “operação militar especial” na Ucrânia, a sua solidariedade conosco em importantes questões internacionais e a sua disponibilidade para defender prioridades e pontos de vista comuns nas Nações Unidas (ONU) – disse ele ao site do Kremlin.
No texto, Putin disse ainda que a Rússia e a Coreia do Norte trabalharão juntas para superar as sanções impostas pelos Estados Unidos e por nações aliadas, além de criarem sistemas comerciais independentes do Ocidente.
O desembarque de Putin em solo norte-coreano simboliza a reaproximação das duas nações, que foram aliadas na Guerra Fria, à época em que a Rússia formava a União Soviética. Essa é a primeira vez em 25 anos que um líder russo vai pessoalmente até a Coreia do Norte.
Pleno News