Nesta sexta-feira (21), durante uma caravana federativa em Teresina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram investimentos significativos para a expansão do Complexo Portuário e Industrial do Piauí. A iniciativa, que conta também com a participação dos ministros Esther Dweck (Inovação em Serviços Públicos) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), visa disponibilizar terrenos e espaços em águas públicas da União para finalizar o projeto e implementar a primeira hidrovia estadual do país.
O Complexo Portuário e Industrial do Piauí, aguardado há quase 65 anos, representa o maior investimento de infraestrutura do Governo Federal no estado. Situado em Luís Correia, o projeto inclui a sede administrativa do Porto Piauí, o pátio de mercadorias e duas fases do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, com entrega prevista para este ano. Este novo modal logístico facilitará a importação e exportação de mercadorias, gerando empregos e aumentando a renda local.
Em seu discurso, Lula enfatizou a importância do porto para o desenvolvimento do país, destacando o compromisso do governo com a execução de bons projetos. “Quando se apresenta um projeto factível, com opções, não há como não batalhar para encontrar recursos e viabilizá-lo. Vamos garantir que o Piauí tenha seu primeiro porto e que o Rio Parnaíba se torne navegável para transportar as riquezas do estado”, afirmou.
Silvio Costa Filho ressaltou que o país terá complexos portuários em todos os estados litorâneos, beneficiando diretamente a população. “O presidente Lula nos determinou que autorizássemos a área para o porto em Luís Correia, para gerar desenvolvimento. Com o porto pronto, o estado crescerá, em média, mais de 2% do Produto Interno Bruto”, afirmou.
Investimento no Maranhão
À tarde, a comitiva presidencial seguiu para o Maranhão, onde anunciaram investimentos no Porto do Itaqui. A expansão do Berço 98, especializado em granéis sólidos vegetais, aumentará a capacidade do porto em 8 milhões de toneladas/ano, atendendo mais de 106 navios anualmente. Atualmente, os berços 103 e 100 do Itaqui são os mais produtivos do país.
Com um investimento de R$ 300 milhões, a expansão do Porto do Itaqui, o quarto maior porto público brasileiro, visa aumentar as operações e gerar empregos. “A obra criará um novo berço no porto, gerando mais empregos e movimentando a economia. Obras como essa ajudarão o Brasil a crescer, melhorando a renda e a qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou o ministro.
O evento em São Luís contou com a presença de ministros como Juscelino Filho (Comunicações), André Fufuca (Esporte), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades), e Laércio Portela (Secom), além do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do vice-governador Felipe Camarão.