Lula passou duas semanas prejudicando a economia brasileira com declarações irresponsáveis em entrevistas e discursos, contribuindo para uma alta de 24 centavos do dólar em relação ao real no período. O presidente chegou a reclamar do que chamou de “jogo especulativo” e prometeu fazer “algo”. Aparentemente, o que ele tinha a fazer era mudar o discurso.
Nesta quarta-feira, 3, durante discurso na apresentação do Plano Safra para agricultura familiar, o petista encaixou, no final, que “a gente vai ter uma política econômica sem causar sobressalto a ninguém”. Horas antes, Lula tinha se reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fora da agenda oficial, para tratar da alta da moeda americana.
O petista seguiu seu discurso diante de trabalhadores rurais no Palácio do Planalto: “A gente vai ter uma política econômica que vai fazer este país crescer, a gente vai continuar fazendo transferência de renda. E a gente, ao mesmo tempo, vai continuar com a responsabilidade que nós sempre tivemos. Aqui, neste governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário”.
Responsabilidade fiscal
A mudança de discurso levou Lula até a pronunciar a expressão “responsabilidade fiscal” nesta quarta-feira. “A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso deste governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca”, prometeu.
Em entrevista na terça-feira, 2, Lula disse que se preocupava com “essa subida do dólar”, e completou: “É uma especulação, é um jogo de interesses especulativo contra o real nesse país”.
“Eu tenho conversado com as pessoas sobre o que a gente vai fazer. Estou voltando [para Brasília] e quarta-feira terei uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo, não é normal”, disse o presidente.
Após a reunião, Lula mudou o discurso. O dólar opera em baixa. Sem sobressaltos.
O Antagonista.