A pressão para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abandone a corrida pela reeleição tem ganhado força entre bilionários e executivos. Um total de 168 signatários aderiram a uma carta conjunta do Leadership Now Project pedindo que o candidato democrata de 81 anos dê espaço para a nova geração. Entre eles, está Christy Walton, herdeira da Walmart e a 10ª mulher mais rica dos EUA.
De acordo com a Bloomberg, que obteve acesso ao documento, o texto diz que a “democracia americana está em jogo em novembro deste ano” e que muitos têm preocupações sobre as condições de Biden de lutar essa batalha, mas temem se manifestar.
Embora os signatários não deixem de elogiar o democrata pelos serviços prestados à nação, eles pedem que encerre sua campanha à Casa Branca para consolidar esse legado.
No texto, os líderes empresariais chegam a citar o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, instando Biden a seguir o seu exemplo.
– Neste momento crucial para nossa nação, é hora de consolidar seu legado passando a tocha, assim como George Washington fez. Pedimos respeitosamente que você desista da candidatura à reeleição pelo bem de nossa democracia e do futuro de nossa nação – apelam.
Além de Walton, também assinaram a carta Michael Novogratz, CEO da empresa de criptomoedas Galaxy Digital, e Paul Tagliabue, ex-comissário da NFL.
Vale lembrar que, na última quinta-feira (4), Abigail Disney, herdeira da fortuna da Walt Disney Company, falou que pretende suspender suas doações para o Partido Democrata até que o presidente Joe Biden desista de disputar a reeleição nos Estados Unidos. A declaração foi dada à rede CNBC.
– Pretendo interromper quaisquer contribuições ao partido, a menos e até que substituam Biden como líder da chapa. Biden é um bom homem e serviu admiravelmente o seu país, mas os riscos são demasiado elevados. Se Biden não renunciar, os democratas perderão. Disso estou absolutamente certa. As consequências da perda serão terríveis – afirmou.