A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou, nesta segunda-feira (8), a primeira licitação para a construção de quatro navios de transporte de combustíveis. São os primeiros do programa de ampliação e renovação da sua frota.
A ideia é lançar, ao todo, quatro editais para construção de 25 navios próprios, até o fim de 2025, a um investimento total entre 2 bilhões e 2,5 bilhões de dólares (entre R$ 10,9 bilhões e R$ 13,7 bilhões, na cotação atual) e com taxas especiais.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que o edital para construção dos quatro navios de classe handy, publicado na última sexta-feira (5), vai reduzir a exposição da estatal às flutuações nos preços de frete, que afetam as tarifas de afretamento. Esses navios, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto, transportarão derivados de petróleo.
A recuperação da indústria naval tem sido uma obsessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fala com frequência sobre a retomada da construção de navios no Brasil desde a sua posse. O petista, por sinal, já tentou estabelecer um polo naval no Brasil em seus mandatos anteriores, mas os resultados foram desastrosos.
A empresa Sete Brasil, que tinha participação da Petrobras e foi criada em 2010 para gerenciar a construção de 28 navios-sonda para a exploração do pré-sal, entregou apenas quatro deles. Alvo de investigações na Operação Lava Jato, a companhia pediu recuperação judicial em 2016, com dívidas estimadas à época em cerca de R$ 20 bilhões. Neste ano, foi pedida a falência definitiva dela.
*AE
A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou, nesta segunda-feira (8), a primeira licitação para a construção de quatro navios de transporte de combustíveis. São os primeiros do programa de ampliação e renovação da sua frota.
A ideia é lançar, ao todo, quatro editais para construção de 25 navios próprios, até o fim de 2025, a um investimento total entre 2 bilhões e 2,5 bilhões de dólares (entre R$ 10,9 bilhões e R$ 13,7 bilhões, na cotação atual) e com taxas especiais.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que o edital para construção dos quatro navios de classe handy, publicado na última sexta-feira (5), vai reduzir a exposição da estatal às flutuações nos preços de frete, que afetam as tarifas de afretamento. Esses navios, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto, transportarão derivados de petróleo.
A recuperação da indústria naval tem sido uma obsessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fala com frequência sobre a retomada da construção de navios no Brasil desde a sua posse. O petista, por sinal, já tentou estabelecer um polo naval no Brasil em seus mandatos anteriores, mas os resultados foram desastrosos.
A empresa Sete Brasil, que tinha participação da Petrobras e foi criada em 2010 para gerenciar a construção de 28 navios-sonda para a exploração do pré-sal, entregou apenas quatro deles. Alvo de investigações na Operação Lava Jato, a companhia pediu recuperação judicial em 2016, com dívidas estimadas à época em cerca de R$ 20 bilhões. Neste ano, foi pedida a falência definitiva dela.
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