Embora a Annabelle utilizada nos filmes tenha sido destruída em incêndio no Shopping Nova América (RJ) nesta terça-feira (9), a verdadeira boneca – que deu origem à história que inspirou produções da Warner Bros – se encontra trancada há 50 anos dentro de uma caixa de vidro no Museu do Oculto, nos Estados Unidos.
Chamada Raggedy Ann, a boneca em questão é feita de pano, tem uma aparência infantil, e é bem diferente daquela de porcelana que foi utilizada nas gravações e que tinha um visual mais assustador. Raggedy Ann pertenceu a uma estudante de enfermagem, que fez relatos macabros sobre sua experiência com o brinquedo.
A jovem ganhou a boneca em 1970 como presente de sua mãe. Entretanto, a estudante e sua colega de quarto começaram a perceber que o brinquedo parecia mudar de posição e frequentemente o encontravam em lugares diferentes de onde haviam deixado.
A situação ficou ainda mais complexa quando elas encontraram mensagens escritas em papel pergaminho e notaram substâncias parecidas com sangue nas mãos e no peito da boneca.
Foi quando as jovens decidiram buscar um médium, que lhes disse que o artefato era portador do espírito de Annabelle Higgins, uma menina que havia morrido no local. As atividades paranormais teriam se intensificado, até que a boneca tentou atacar um amigo das jovens.
ENVOLVIMENTO DOS WARREN
Famosos investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren se envolveram nas apurações e concluíram que a boneca não estava possuída por um espírito humano, mas sim demoníaco. Segundo o casal, a entidade buscava um hospedeiro humano.
Eles levaram Raggedy Ann consigo e a trancaram dentro de uma caixa de vidro junto de uma placa “não abrir em hipótese alguma”. O artefato encontra-se no Museu do Oculto, que pertence ao casal.
A lenda bizarra deu origem aos filmes Annabelle (2014), Annabelle 2: A Criação do Mal (2017) e Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019). As três produções fazem parte da franquia Invocação do Mal (The Conjuring), que inclui diversos filmes inspirados nos casos investigados pelo casal Warren.
INCÊNDIO NO RJ
Ícone dos filmes de terror, a boneca Annabelle utilizada nas gravações foi consumida pelas chamas no Shopping Nova América, nesta terça. O item fazia parte do acervo da exposição interativa Casa Warner, que estreou no último dia 14 de junho e permaneceria em terras cariocas até o fim deste mês.
Além de Annabelle, foram carbonizados objetos cênicos e figurinos de diversas outras produções célebres, incluindo Harry Potter, Matrix, Rick and Morty, Batman, IT, Scooby-Doo, 300, Looney Tunes e Universo DC.
Por meio das redes sociais, diversos internautas ironizaram o fato de a boneca “amaldiçoada” estar em meio ao incêndio.
– Annabelle sobreviveu três filmes pra morrer em Del Castilho – escreveu um internauta.
– Simplesmente a Casa Warner veio pro RJ e PEGOU FOGO. Inacreditável o poder da Annabelle!!! – acrescentou mais um.
Pleno News