Uma pesquisa divulgada pela Quaest, na manhã desta quarta-feira (10), apontou que, para 75% dos brasileiros, a alta do dólar vai impactar nos preços dos alimentos e combustíveis no Brasil. Por outro lado, 18% acham que o aumento da moeda americana não fará diferença nos preços, enquanto outros 7% disseram não saber ou não responderam.
A pesquisa da Quaest ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.
REAL DESVALORIZADO
Desde o início de 2024, a moeda americana valorizou 14,75% sobre o real, sendo que a variação é de 6% desde o final de maio. Para especialistas, o avanço mais recente se deve, em boa parte, a declarações do presidente Lula (PT) com ataques ao Banco Central, autarquia responsável por, entre outras atribuições, estabelecer a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.
Neste ano, o real é uma das moedas que mais se desvalorizaram ante o dólar: entre 118 divisas avaliadas, a moeda brasileira era a quinta com as maiores perdas até meados de junho, segundo levantamento da consultoria Austin Rating.