O deputado Coronel Meira (PL-PE) articulou junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira, nessa terça-feira, 10, reunião com representantes da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB; O presidente da COAF (Cooperativas dos insumos do Açúcar, etanol e cachaça) e da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima e o Presidente da COPERVALE de Alagoas, Túlio Tenório para falarem sobre a importância da modificação de alguns itens na Reforma Tributária que estariam prejudicando as cooperativas.
“Estamos na expectativa, depois da nossa reunião com o Lira, já conseguimos melhorar a situação. Agradecemos ao Coronel Meira pela sensibilidade em abraçar nossa causa, toda a classe de Cooperativas de todo o Brasil está muito grata ao deputado”, afirmou Alexandre Andrade.
Além do trabalho parlamentar junto ao Presidente Arthur Lira, Coronel Meira também atuou junto ao PL em reunião do partido, para que todos possam defender as pautas das Cooperativas. “É muito importante esse trabalho para que possamos garantir o tratamento tributário adequado ao ato cooperativo e garantir a segurança jurídica para um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário para que as cooperativas, não sofram grande impacto com a Reforma Tributária”. Concluiu Meira.
Os Cooperados pedem para que a Reforma Tributária contemple os seguintes pontos: Não incidência sobre fundos, sobras e reservas das cooperativas; Detalhamento de todas as operações entre cooperativa e cooperado com a não incidência; Garantia expressa do aproveitamento de créditos das etapas anteriores; Reconhecimento da natureza de ato cooperativo do serviço de beneficiamento; Dedução dos custos com repasse de honorários aos médicos cooperados em cooperativas de Planos de Saúde; Reconhecimento da inexistência de receita nas operações com recursos públicos ou fundos oficiais operados por cooperativas de crédito.