A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou que houve irregularidades na contratação de artistas, alimentação, decoração, som e iluminação para o São João de Serra Negra, em Bezerros, no ano de 2022. A relatoria foi da conselheira substituta Alda Magalhães. Com informações TCE-PE.
Com base em relatório de auditoria e parecer do Ministério Público de Contas (MPC), e após a defesa dos interessados, a relatora apontou imprecisões na pesquisa de preços para o orçamento estimativo na contratação de som de grande porte; valores acima do mercado na contratação do serviço de decoração da festa; e superdimensionamento dos elementos contratados.
O voto (n° 22100877-9) foi aprovado por unanimidade, na sessão da última terça-feira (9), pelos conselheiros Carlos Neves e Eduardo Porto
Por isso, o colegiado aplicou multas de R$15.500 mil a José Vandiael Martins Laurentino e Ewerton Felipe dos Santos (à época Secretário de Turismo e Cultura e Coordenador de Planejamento e Inovação, respectivamente) e de R$5 mil a Ewerton Danillo Santos de Paula (à época pregoeiro). Os interessados ainda podem recorrer da decisão ao Pleno do TCE-PE.
O procurador Gilmar de Lima representou o Ministério Público de Contas.