Na noite desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Ibirajuba foi palco de um inusitado e grave incidente protagonizado pelo vereador Jonas Batista Freitas Costa. Inconformado com o fato de não assumir automaticamente a presidência da casa após o afastamento do vereador Manoelson Rodrigues Patrício, o vereador decidiu trancar a Câmara com cadeados, impedindo o funcionamento da casa legislativa.
Jonas, autoproclamado presidente, resolveu que a melhor forma de resolver a questão seria impedir a realização da eleição para um novo presidente. Armado com seus cadeados, trancou os acessos da Câmara, obstruindo o processo legislativo regular e transformando a situação em uma verdadeira comédia de erros.
Essa ação, além de tragicômica, é vista como uma tentativa de impedir o andamento democrático e é considerada de extrema gravidade, pois interfere diretamente no funcionamento regular da Câmara Municipal, essencial para a manutenção da ordem democrática e institucional.
A Câmara Municipal de Ibirajuba afirma que “tomará as medidas necessárias para restabelecer o pleno funcionamento da casa e garantir que os atos democráticos sejam respeitados e conduzidos conforme o devido processo legal. Esperamos que o vereador Jonas entenda que, apesar de seus ‘métodos criativos’, a democracia deve prevalecer”.
A Câmara do município ressaltou o seu compromisso com a transparência, a legalidade e a ordem democrática, e diz esperar que todos os vereadores atuem com responsabilidade e respeito às normas institucionais.