O presidente Lula disse, nesta segunda-feira, que o Brasil tem interesse em concluir o mais rápido possível o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, mas apontou que o avanço nas negociações depende mais da vontade política dos europeus em resolverem as “suas próprias contradições internas”. O pronunciamento aconteceu no encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto.
“Explicitei (a Mattarella) que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas. Medidas como a taxa de carbono imposta de forma unilateral pela União Europeia podem afetar cinco dos dez produtos brasileiros mais exportados para o mercado italiano”, apontou Lula.
Mattarella, por sua vez, destacou os laços de união entre o Brasil e a Itália e apontou que é fundamental para o seu país aprovar rapidamente o acordo comercial entre os dois blocos. “Sobre o Mercosul e a União Europeia, nós consideramos que é indispensável chegar rapidamente a uma decisão”, disse o italiano.
Ele defendeu que o acordo tem um importante “significado histórico”, uma medida que aproxima os dois blocos. “Aproxima duas grandes realidades de colaboração e de paz, o Mercosul e a União Europeia, em benefício do mundo. O tecido de colaboração entre as integrações continentais é um elemento para garantir a paz do mundo”, concluiu. Com informações do Correio Braziliense.
Alexandre Almeida é jornalista profissional (DRT 7742/PE) e editor do portal Radar Político365. Possui experiência como ex-consultor de políticas públicas de juventude para a UNESCO e IBICT, além de ter atuado como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.
© 2024 RADAR POLÍTICO 365. Desenvolvido por Itafogo · Agência Digital
© 2024 RADAR POLÍTICO 365. Desenvolvido por Itafogo · Agência Digital