Camaragibe, cidade da Região Metropolitana do Recife, foi contemplada pelo Governo do Estado com uma cozinha comunitária. Inaugurada em 6 de julho, o equipamento distribui 200 refeições para pessoas em vulnerabilidade social no município. E, uma das estratégias empregadas pela prefeitura para atender mais pessoas é a descentralização.
A cozinha comunitária fica localizada na Rua Francisco de Paula Correia de Araújo, no bairro do Timbi, na área central da cidade. Porém, em um município com 55 mil km² de área, o prédio não é facilmente acessível para todos.
Para solucionar o problema, a Prefeitura de Camaragibe encaminha diariamente 50 refeições produzidas na cozinha para o CRAS V, localizado na Rua Lauro Muller, nº 48, em Vera Cruz. A distribuição permite que as pessoas em vulnerabilidade social moradoras de Aldeia sejam atendidas.
“O combate à fome deve ser uma prioridade em qualquer gestão. Apenas vencendo a fome podemos ir além e pensarmos em outras políticas de inclusão. Em uma cidade grande como a nossa, a descentralização é crucial para garantir que todos que precisam sejam atendidos. A nossa gestão está sempre pensando em soluções estratégicas para fazer com que as políticas públicas cheguem em todos os cantos de Camaragibe”, pontua Doutora Nadegi (Republicanos), prefeita do município.
A cozinha comunitária de Camaragibe oferta 200 almoços diários aos munícipes cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Flor do Camará e no Consultório na Rua.
As fichas para recebimento das refeições começam a ser distribuídas às 11h de segunda à sexta. Cada cadastrado tem direito a um almoço. Para garantir a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos, o equipamento conta com uma equipe multidisciplinar.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.