“Nós vamos armar a Guarda Municipal logo no início da gestão”. Com estas palavras, o pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD) adiantou, nesta quarta (17), mais uma proposta do seu plano de governo. Em discurso, realizado na plenária “Papo Reto”, no bairro do Arruda, ele também aproveitou para criticar a visão do atual prefeito João Campos (PSB) sobre a medida.
“Vamos armar a guarda e cumprir o que diz a legislação federal. E diferente do atual prefeito, isso não vai ser a longo prazo. Essa vai ser uma das primeiras ações que vamos fazer em janeiro. É fazer novo concurso, equipar, treinar e dar qualidade para este profissional, para que a gente colabore com o Governo do Estado e Governo Federal, na questão da segurança pública”, colocou.
Hoje, o Recife é a única capital do Nordeste que ainda não armou a Guarda. Em recente sabatina do UOL/Folha de São Paulo, João Campos chegou a dizer que era a favor da medida, mas que sua implementação se daria de forma gradual, a partir de estudo.
“É injustificável o fato de sermos a única capital do Nordeste que ainda não tomou essa decisão. São 12 anos de governo do PSB e só agora consideram a possibilidade. Precisamos de iniciativas rápidas e concretas. É muito fácil se esquivar do problema, mas o prefeito precisa se implicar. Não existe solução isolada e as responsabilidades devem ser compartilhadas”, colocou Coelho.
Segundo Daniel, a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), em 2018, já prevê a atuação da Guarda Municipal na proteção aos cidadãos. “O trabalho deve ser integrado com as outras forças como Polícia Civil, Militar e Federal”, pontuou.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.