Partidos e pré-candidatos proporcionais e majoritários iniciam hoje, em todo o país, uma nova etapa no calendário das eleições municipais deste ano. É hora de oficializar os nomes para as disputas.
No Recife, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) será a primeira da lista de seis pré-candidaturas à prefeitura da cidade, em um processo que para a Federação PSOL-Rede na capital já está definido.
“O prego está batido e a ponta vira na convenção, que vai homologar. A gente tem cumprido todas as regras, seguido o passo a passo”, avalia Dani Portela, sabendo da possibilidade de recursos na instância nacional e acreditando que a situação não se reverta. A convenção está marcada para às 16h de hoje, na Casa Marielle Franco, no Derby, área central do Recife.
O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) recorreu da decisão tomada em maio. Ele quer encabeçar a chapa e negocia junto à nacional. Esta semana ele abriu as redes sociais para depoimentos de quem defende sua pré-candidatura, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado Goura Nataraj, do Paraná.
Independentemente dos questionamentos do deputado, a pré-candidata já está construindo o programa de Governo. Realizou 16 encontros, nas seis regiões político-administrativas (RPAs). Pelo menos 1.500 pessoas participaram, levando aproximadamente 500 propostas voltadas especialmente para as áreas de educação, saúde e direitos à cidade (moradia, trânsito entre outras). A assessoria da pré-candidata contabiliza 48 horas de escutas que devem continuar na próxima semana. Também são pré-candidatos no Recife Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB), Simone Fontana (PSTU) e Técio Teles (Novo).
FolhaPE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.