O Instituto Histórico, Arqueológico, Geográfico e Histórico de Goiana (IHAGGO) e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convidam os membros da comunidade quilombola de Povoação de São Lourenço para assistirem à reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), onde será votado o registro da procissão do Carrego da Lenha como patrimônio imaterial de Pernambuco.
O encontro ocorrerá no dia 8 de agosto de 2024, às 9h, na Academia Pernambucana de Letras (APL), em Recife. Para facilitar a participação, será disponibilizado transporte com saída da comunidade às 7h30.
Histórico e Mobilização
Em 2022, o IHAGGO solicitou à Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) o registro da tradicional procissão. O pedido foi deferido pelo então secretário Oscar Barreto, e a Fundarpe iniciou as pesquisas e estudos necessários. Em janeiro de 2023, a Fundarpe deu início ao inventário participativo, envolvendo a comunidade de Povoação de São Lourenço em um processo de mobilização que incluiu a coleta de fotografias, depoimentos e documentos históricos sobre a tricentenária procissão.
Após quatro reuniões, o inventário participativo foi concluído e a Fundarpe encaminhou seu relatório técnico ao CEPPC. Os conselheiros Mônica Siqueira e Roberto Pereira foram designados como relatores do documento, que será apresentado e votado na reunião do dia 8 de agosto.
“O CEPPC tem a competência legal de decidir sobre o registro. A mobilização da comunidade e o trabalho da Fundarpe foram essenciais para chegar a este momento”, destacou ao @RadarPolitico365, Harlan Gadelha Filho, presidente do IHAGGO.
A presença dos membros da comunidade quilombola de Povoação de São Lourenço na reunião é fundamental para fortalecer a defesa deste importante patrimônio cultural de Pernambuco.