O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou nesta segunda-feira a cidade drusa de Majdal Shams, nas Colinas de Golã, onde um ataque no sábado deixou 12 crianças e adolescentes mortos. Durante a visita, Netanyahu prometeu que a resposta contra o movimento xiita libanês Hezbollah — que nega a autoria — “virá e será dura”. O “quem” e “como” da represália já foram aprovados pelo Gabinete de Segurança no domingo, informou o site israelense Ynet, embora o governo ainda esteja esperando o momento certo para retaliar. Fontes israelenses afirmam que a resposta parece estar sendo calculada para ser significativa, mas sem empurrar Israel e o Líbano para uma guerra. Os próximos passos são acompanhados com atenção pela comunidade internacional, que teme uma escalada na região.
“Ficamos chocados até o âmago com essa terrível carnificina”, disse Netanyahu ao visitar o local do ataque, acrescentando: “O Estado de Israel não vai e não pode deixar isso passar. Nossa resposta ainda virá, e será dura”.
De acordo com duas fontes à agência de notícias Reuters, a resposta está sendo calculada para causar danos ao grupo libanês, mas sem arrastar as partes para uma guerra, que, segundo uma fonte diplomática israelense, “não é do nosso interesse neste momento”. Já outras duas afirmaram que Israel estava se preparando para a possibilidade de alguns dias de combate (Israel e Hezbollah trocam ataques diários na fronteira norte israelense).
“Deve haver uma retaliação”, disse Amos Yadlin, um general aposentado da força aérea e ex-chefe da inteligência militar. “Mas isso não significa que ela deva ocorrer no momento previsto. Não há nada de errado em manter o Hezbollah em estado de alerta por dias ou mesmo semanas”, ressaltou.
Fonte: Blog do Magno Martins.
Rafaelly Wanderley é editora do portal Radar Político365. Atualmente é graduanda do curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Bacharel em Administração de Empresas (SOPECE), possui MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.
© 2024 RADAR POLÍTICO 365. Desenvolvido por Itafogo · Agência Digital
© 2024 RADAR POLÍTICO 365. Desenvolvido por Itafogo · Agência Digital