O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (29) que mantém uma relação “boa” e “civilizada” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de não compartilharem propostas em comum.
Zema destacou que já se encontrou com Lula em Brasília e em Minas Gerais em algumas ocasiões. No entanto, o governador ressaltou as diferenças ideológicas entre ambos: “Ele acredita no estado solucionador de todos os problemas e eu não acredito nessa proposta.”
Críticas à gestão econômica federal
O governador mineiro expressou preocupação com os gastos públicos do governo federal, afirmando que o Brasil “tem batido recorde de gastos um atrás do outro”. Segundo Zema, essa situação dificulta a redução das taxas de juros e o controle da inflação.
“Não adianta você fazer discurso bonito, apelativo, ‘eu sou o pai dos pobres’, e depois coloca lenha na fogueira da inflação”, criticou o governador, alegando que os mais pobres são os mais afetados pela má gestão econômica.
Alerta para possível crise econômica
Zema fez um alerta sobre o risco de repetição da crise econômica vivida pelo Brasil em 2015-2016. “O Brasil está com as suas contas públicas muito ruins e se nós não tomarmos cuidado, é só questão de tempo para nós repetirmos aquele desastre que foi 2015-16”, afirmou.
O governador disse que naquele período o país enfrentou “recessão, inflação alta e muito desemprego”, com a perda de 3 milhões de empregos em dois anos. “Nós estamos plantando exatamente o mesmo jardim com a mesma receita”, afirmou Zema.
Fonte: CNN Brasil.