Nesta quarta-feira (31), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que existem sérias dúvidas sobre as eleições presidenciais do último domingo (28) na Venezuela. Ele pediu ao governo do país vizinho uma apuração “transparente” e que aceite o resultado, “seja qual for”.
– As sérias dúvidas que se estabelecem em torno do processo eleitoral venezuelano podem levar seu povo a uma profunda polarização violenta com graves consequências de divisão permanente de uma nação que soube unir-se muitas vezes na sua história – escreveu Petro.
Ele se manifestou por meio de uma mensagem na rede social X. Essa foi sua primeira manifestação sobre as eleições no país caribenho.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou na noite de domingo seu único boletim até agora e concedeu a vitória ao presidente Nicolás Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia, um resultado que tem sido questionado pela comunidade internacional.
O Carter Center, que participou como observador nas eleições, afirmou nesta terça-feira (30) que o processo “não estava em conformidade” com os parâmetros e padrões internacionais de integridade eleitoral, razão pela qual “não pode ser considerado democrático”.
– Convido o governo venezuelano a permitir que as eleições terminem em paz, permitindo um escrutínio transparente com contagem de votos, atas e supervisão por todas as forças políticas do seu país e supervisão internacional profissional – acrescentou Petro.
*EFE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.