Uma pesquisa realizada pelo famoso estatístico Nate Silver prevê a vitória do ex-presidente Donald Trump nas eleições estadunidenses deste ano. O levantamento aponta que, embora Kamala Harris tenha a maioria no voto popular, o candidato republicano possui o apoio de mais delegados, demonstrando vantagem na maioria dos estados decisivos.
Utilizando um modelo exclusivo de previsão eleitoral, Silver afirma que Trump tem 61,3% de chance de ganhar no Colégio Eleitoral, enquanto a vice-presidente Harris possui 38,1%. Já no quesito voto popular, Kamala tem uma chance de 53,5% contra 46,5% de Trump.
Nos Estados Unidos, as eleições funcionam de forma diferente de outros países porque adota o método do Colégio Eleitoral. Nesse sistema, cada eleitor registra seu voto, e o candidato que receber a maioria dos votos populares no estado ganha todos os delegados dessa mesma unidade federativa.
Cada estado tem um número variado de delegados, com base no número de seus representantes no Congresso. Apenas o Maine e Nebraska utilizam um sistema proporcional.
Isso quer dizer que, para um presidente ser eleito, ele precisa conquistar ao menos 270 dos 538 delegados existentes.
Nate Silver tornou-se um estatístico conhecido nacionalmente nos EUA após a eleição presidencial de 2008, quando ele previu corretamente o resultado em 49 dos 50 estados, no pleito que elegeu Barack Obama. Ele também acertou a reeleição do democrata, errou na vitória de Donald Trump em 2016, e voltou a acertar em 2020, quando Joe Biden ganhou.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.