O treino de reconhecimento das águas abertas (maratona aquática) dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi cancelado nesta terça-feira (6) por preocupação com a qualidade da água do Rio Sena. A decisão partiu da World Aquatics, entidade que administra os esportes aquáticos. O Brasil é o atual campeão olímpico na categoria feminina, com Ana Marcela Cunha.
O cancelamento acontece um dia após a prova do triatlo misto. Os trechos do rio, porém, são diferentes. Na prova desta segunda (5), a extensão da parte de nado era menor que os 10km das águas abertas. Dados da União Internacional de Triatlo apontavam que os níveis da bactéria E. coli estavam dentro do aceitável.
Este é o quinto cancelamento de atividades no Rio Sena desde o começo da Olimpíada de Paris. O primeiro treino de reconhecimento da natação para o triatlo foi adiado por dois dias seguidos. Isso levou ao adiamento da própria prova. Chegou a ser cogitado fazer a disputa sem a parte da natação.
As provas puderam ser mantidas, após adiamento e foram realizadas. Entretanto, os treinos do triatlo misto também sofreram adiamento até ser possível que acontecessem.
A equipe da Bélgica, porém, decidiu não participar da prova. O motivo foi o estado de saúde de Claire Michel, uma das integrantes do time. Ela contraiu uma infecção da bactéria E. Coli. Personagem da polêmica, a triatleta belga nadou no Sena quando competiu na prova individual de triatlo. Em entrevista ao veículo belga VTM, a triatleta Jolien Vermelylen nadou no rio e revelou estar preocupada.
– Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito. Eu bebi muita água. Saberemos amanhã se estou doente, ou não – disse.
A natação no Sena foi proibida há mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram 1,4 bilhão de euros (R$ 8,6 bilhões) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. A ministra francesa do Esporte e a prefeita de Paris chegaram a nadar no rio para comemorar as condições de nado antes da Olimpíada.
As provas das águas abertas estão marcadas para esta quarta ( (feminina) e quinta-feira (masculina). Os representantes brasileiros são Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Guilherme Costa.
*AE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.