A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Mulher, intensifica o trabalho de combate à violência contra a mulher neste Agosto Lilás, mês que amplia o debate sobre o tema. Com uma programação diversificada, a ação tem tem por objetivo a conscientização, bem como informar sobre a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos nesta quarta-feira (7), e o Centro de Referência da Mulher Maristela Just, serviço municipal que acolhe e presta orientação jurídica, acompanhamento psicológico, dentre outras iniciativas direcionadas às mulheres em situação de violência. Dentro das atividades programadas – e que ocorrem até o fim do mês – estão rodas de diálogo, oficinas, palestras, além de um seminário que abordará o Transfeminismo e a luta pela vida da mulher LGBTQIAPN +.
A abertura da programação foi realizada nessa segunda-feira (5), com uma oficina temática na Escola Municipal Antônio Januário, em Prazeres. Um grupo de 60 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental assistiram à palestra e confeccionaram cartazes, destacando o tema da violência contra a mulher. A estudante Maria Clara fez questão de enfatizar o empoderamento feminino e os direitos conquistados pelas mulheres. “Acima de tudo, os homens devem respeitar as mulheres. Já conquistamos direitos que não podem ser violados. Não cabe mais esse tipo de violência nos tempos de hoje”, falou sem titubear. Seu colega de turma, Tiago Henrique, também mandou seu recado. “Independente de qualquer coisa, as mulheres não devem ser maltratadas por ninguém, elas têm que ser tratadas com carinho e respeito”, disse.
A oficina em alusão ao Agosto Lilás foi coordenada pela técnica do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, Adriana do Carmo. “Realizamos esse trabalho de conscientização na rede municipal de ensino durante todo o ano. Muitas vezes, a violência começa dentro de casa. É fundamental que esse trabalho de orientação chegue aos adolescentes, para que eles sejam multiplicadores dessas informações na comunidade escolar e também no ambiente familiar”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Mulher, Maria Gentila Guedes, enfatizou a importância dessa campanha e das ações realizadas anualmente pelo município. “Além das escolas da rede, esse trabalho de conscientização é difundido em unidades de saúde, nas sedes do CRAS e do CADúnico e em outros equipamentos públicos municipais. Também levamos essas palestras de forma itinerante para os bairros, através dos mutirões de serviços que são oferecidos pela Prefeitura. Essa é uma ação que envolve o poder público e a sociedade civil, para que juntos possamos combater a violência contra a mulher”, enfatizou.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também disponibiliza a plataforma Mulher Protegida. É possível relatar ou denunciar, em caso de outra pessoa, casos de violência contra mulheres, por meio do site: www.jaboatao.pe.gov.br/mulherprotegida ou pelo WhatsApp 9. 9464-6253.
Confira a programação:
7 e 8 de agosto – Seminário sobre o Agosto Lilás, Transfeminismo e a luta pela vida da mulher LGBTQIAPN+, alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) – Faculdade Afya, às 9h.
7 de agosto – Roda de conversa sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha – Centro POP Guararapes, às 9h.
7 de agosto – Cine CREAS, diálogo sobre o combate à violência contra a mulher – CREAS Cavaleiro, às 9h.
8 de agosto – Roda de conversa sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha – Centro POP Guararapes, às 9h.
8 de agosto – Roda de conversa sobre o Agosto Lilás – Caravana Mais Jaboatão, às 8h30.
9 de agosto – Roda de conversa sobre o Agosto Lilás – Policlínica Carneiro Lins, às 8h30.
12 de agosto – Roda de diálogo sobre o combate à violência contra a mulher – CRAS Cavaleiro, às 8h.
21 de agosto – Roda de diálogo sobre o combate à violência contra a mulher – CRAS Centro, às 8h.
21 de agosto – Roda de conversa alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com o tema “Mulher lésbica negra em situação de rua” – Centro POP Guararapes, às 9h.
21 de agosto – Roda de diálogo sobre o combate à violência contra a mulher – Centro POP Obra de Maria, às 10h.
26 de agosto – Roda de conversa sobre o Agosto Lilás – Centro POP Guararapes, às 9h.
29 de agosto – Panfletagem alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – Praça do Rosário em Jaboatão Centro, às 9h.
29 de agosto – Roda de diálogo sobre o combate à violência contra a mulher – Associação dos Moradores de Buenos Aires (AMBA), às 9h.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.