Na reta final para o registro de candidaturas, os pré-candidatos à Prefeitura de Goiana intensificaram suas ações nesta quinta-feira, 15 de agosto, último dia para submissão dos pedidos à Justiça Eleitoral. Eduardo Honório, atual prefeito e candidato pelo União Brasil, e Borbinha, também candidato à prefeitura, foram os últimos a oficializarem suas candidaturas, enviando seus registros na manhã de hoje por meio do Sistema de Candidaturas (CANDex).
Com isso, todos os pré-candidatos pediram o registro. Fernando Veloso (Agir), Walter da ETP (PL) e Quinho Fenelon (REP) já haviam completado o processo de registro anteriormente, cumprindo o prazo legal. Agora, caberá a Justiça Eleitoral de Goiana a análise e julgamento de todas as candidaturas até o dia 16 de setembro.
O processo eleitoral segue com rigorosos critérios de elegibilidade, e a Justiça Eleitoral poderá impugnar candidaturas que não atendam aos requisitos ou que apresentem irregularidades. Após o registro, será publicado um edital para ciência pública, e qualquer cidadão poderá solicitar a impugnação de candidaturas no prazo de cinco dias. O Ministério Público Eleitoral também desempenhará um papel crucial, emitindo pareceres que auxiliarão a Justiça na decisão final. Em caso de contestação, ainda caberá recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).