O fortalecimento das políticas públicas na área de educação na gestão da prefeita Célia Sales em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, teve mais um resultado de referência para o município. Segundo os dados oficiais, divulgados quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cidade bateu a marca histórica de avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2023, tanto nos anos iniciais como nos anos finais do Ensino Fundamental.
Nos anos iniciais (1º ao 5°), Ipojuca bateu a meta e conquistou a pontuação de 5,6, sendo primeiro lugar entre os municípios de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), empatado com Igarassu. Já nos anos finais (6° ao 9°), a cidade também apresentou o seu melhor resultado de toda a série histórica do Ideb, com índice de 4,4.
“Esses indicadores mostram o quanto o nosso trabalho na área educacional foi bem desenvolvido ao longo dos últimos anos, sendo uma referência de programas e políticas exitosas para outras cidades. Parabenizo os estudantes e também os professores e demais profissionais da Educação por essas conquistas”, destacou a prefeita Célia Sales. Para o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim, “assim como as excelentes notas no último SAEPE e o dado de quase 68% no índice de crianças alfabetizadas na idade certa, os resultados do Ideb reforçam o quanto estamos garantindo que os nossos estudantes possam entrar no Ensino Médio muito mais preparados”, reforçou.
Entre as escolas, o melhor resultado na cidade em 2023 nos anos iniciais foi a Escola São José de Gaipió, na Zona Rural do Ipojuca. Já nos anos finais, a unidade que mais se destacou foi a Joaquim do Rego Cavalcanti, em Ipojuca Centro. As notas do Ideb são levantadas através das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que toma como base os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.