O deputado federal Fernando Monteiro está comprometido com a solução para o fornecimento de energia nos projetos agrícolas da Bacia do São Francisco, em especial no Sistema Itaparica. Cerca de 400 manifestantes haviam interditado, hoje cedo, as quatro alças do Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, reivindicando o retorno da energia elétrica para irrigação das áreas.
O parlamentar está articulando, na Câmara dos Deputados, o pedido de urgência para votação do Projeto de Lei 2113/2024, de sua autoria, que prevê a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco. A ideia é converter o Projeto de Lei em Medida Provisória e agilizar que entre em vigor. “Vamos incluir na legislação a previsão de utilização, por 20 anos, da energia não utilizada pelo PISF”, explica. “Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, completa o deputado.
O padre Luciano Pereira, representante da Diocese de Floresta e que está ao lado dos movimentos sociais e do sindicato dos agricultores reassentados do Sistema Itaparica, apresentou a posição de Fernando Monteiro aos trabalhadores. Segundo ele, todo o grupo, incluindo a coordenação, sindicatos, distritos e polo, acolheu com muita esperança a proposta do parlamentar.
“O deputado Fernando Monteiro assumiu essa nossa luta. Ele está em contato comigo e empenhadíssimo para que tudo se resolva de forma concreta. Estamos confiantes que este projeto pode resolver nosso problema”, confirma Padre Luciano.
Blog do Magno
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.