A primeira fase da Série C do Brasileiro chega ao fim neste sábado, dia 24. Todas as partidas têm início às 17h. Seis equipes já estão classificadas para a segunda fase, enquanto duas estão rebaixadas.
Ou seja, ainda restam duas vagas para o quadrangular e duas equipes serão rebaixadas para a Série D 2025.
Briga pelo G-8
Quatro times brigam pelas duas vagas restantes do G-8. Londrina (7°), Remo (8º), Náutico (9º) e Figueirense (10º) são os concorrentes. A 19ª rodada terá um confronto direto entre essas equipes, Tubarão e o Timbu fazem o “jogo da rodada” no Estádio do Café.
Londrina (7º) | 26 pontos | enfrenta o Náutico no Estádio do Café
O Londrina se classifica com uma vitória e pode passar de fase mesmo com um empate, mas teria que torcer para Remo ou Figueirense não conquistarem uma vitória. Em caso de derrota, precisa que Leão perca e o Figueira não vença seu jogo.
O Tubarão desperdiçou a chance de conquistar a classificação na última rodada ao perder para o Remo – e ainda concedeu pontos para um adversário direto.
Remo (8º colocado) | 25 pontos | enfrenta o São José-RS no Francisco Novelletto
O Remo também só precisa vencer o São José-RS na última rodada para se garantir no quadrangular. O time azulino se garante na próxima fase com um empate se o Figueirense não vencer. Se perder, precisa que o Náutico também sofra uma derrota e que o Furacão não saia de campo com uma vitória no próximo sábado.
O elevado número de vitórias, primeiro critério de desempate, é um trunfo do Leão. Ao todo, são oito resultados positivos, número maior que os concorrentes pelo G-8.
Náutico (9º) | 25 pontos | enfrenta o Londrina no Estádio do Café
Apesar de estar fora do G-8, o Náutico se classifica com uma vitória – e sem precisar secar ninguém -, pois passaria o Londrina, adversário do próximo jogo, e poderia ser alcançado apenas pelo Remo. O Timbu só passa com um empate se o Leão perder e o Figueirense não ganhar o Volta Redonda.
O Alvirrubro está embalado após conquistar duas vitórias nas duas últimas rodadas.
Figueirense (10º) | 24 pontos | enfrenta o Volta Redonda no Raulino de Oliveira
O Figueirense só passa com uma vitória. Para isso, precisa que o Remo não conquiste os três pontos no Rio Grande do Sul. O que ocorrer na partida entre Londrina e Náutico não interfere na classificação do Furacão se os resultados citados aconteceram.
Contudo, a equipe vai ter que superar um jejum de três jogos sem conquistar uma vitória na Série C.
Rebaixamento
São José-RS e Ferroviário chegam na 19ª rodada rebaixados para Série D 2025. Aparecidense (18º) e Sampaio Corrêa (17º), ambos com 16 pontos, completam o Z-4, mas ainda lutam para escapar. O ABC é a única equipe fora da zona de rebaixamento que pode ser ultrapassada.
O Camaleão tem um confronto direto com o ABC, primeiro time fora da zona, no entanto, das três equipes que ainda estão tentando se livrar da queda, é o time com a pior situação, já que teria que vencer o Elefante por pelo menos dois gols de diferença, torcer para o Sampaio não vencer ou superar o saldo do time do Maranhão caso ele também conquiste uma vitória.
Sampaio Corrêa (17º) | 16 pontos | enfrenta o Confiança no Castelão
O time maranhense precisa vencer o Confiança e torcer para Aparecidense bater o ABC, mas sem superar o saldo de gols da Bolívia Querida.
ABC (16º) | 19 pontos | enfrenta a Aparecidense no Frasqueirão
Já o Mais Querido precisa apenas empatar para ficar na Série C e rebaixar Aparecidense e Sampaio.
Fonte: Ge PE.