O Recife é a cidade de Pernambuco com o maior número de pedidos de registro de candidatos a prefeito: oito no total. Na outra ponta, duas cidades pernambucanas tiveram requerimentos de apenas uma candidatura: Solidão (Sertão) e Dormentes (Sertão). Em mais da metade das cidades do estado, a Prefeitura será disputada por apenas dois postulantes. Esta é uma radiografia da disputa eleitoral de 2024 em Pernambuco pelos números extraídos do sistema de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é aberto à consulta pública.
Além de liderar o ranking da cidade com mais candidatos a prefeito, a capital pernambucana é a única do estado onde há oito postulantes registrados. Na sequência vêm Paulista e a Ilha de Itamaracá, ambas na Região Metropolitana, cada uma com sete candidatos, acompanhadas por Olinda (RMR), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão) com seis.
Confira abaixo a lista das cidades com cinco ou mais candidatos:
Os municípios com cinco ou mais candidatos representam menos de 10% do total do estado.
Solidão e Dormentes estão na outra ponta desse ranking. Nas duas cidades, há o registro de apenas um candidato a prefeito. O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que mesmo nesses casos o pleito acontecerá normalmente, no dia 6 de outubro. Para o candidato único se eleger é necessário que o pleito tenha 50% mais 1 dos votos válidos. Caso mais da metade dos votos sejam nulos ou em branco, haverá nova eleição. Lemos reforça que votos nulos e em branco não são considerados válidos. Os casos de candidatura única representam 1,09% do total de municípios pernambucanos.
Maioria com dois candidatos
A maioria dos municípios pernambucanos receberam pedidos de registro de apenas dois candidatos a prefeito. Essa é a realidade de 95 das 184 cidades do estado, 51,63% do total. As cidades com três candidatos somam 54 (29,35%) e as com quatro postulantes são 18 (9,78%).
As Eleições 2024 serão no dia 6 de outubro, o 1º turno, e no dia 27 de outubro, em caso de 2º turno, que ocorrem nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Pernambuco, seis cidades podem ter 2º turno: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina.
TRE-PE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.