Com 15.824 pedidos de candidaturas registradas para as Eleições 2024, sendo 513 a prefeito, 518 a vice e 14.793 a vereador, Pernambuco é o 11º entre os estados do país com mais registros de candidatura e o 3º no Nordeste. Os dados foram extraídos do sistema de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com as informações de registros de todos os estados brasileiros e que é aberto ao público para consulta, bastando clicar aqui.
Estarão em disputa no pleito deste ano 184 cargos de prefeito, 184 de vice e 2.149 vagas nas Câmaras de Vereadores.
O fato de haver cinco pedidos de registro a mais de vice em relação aos de prefeito se deve a duplicidade de requerimentos de um mesmo candidato nas cidades de Camocim de São Félix (Agreste), com duas duplicidades; Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana), Santa Maria da Boa Vista (Sertão) e Venturosa (Sertão), com uma duplicidade cada. Os casos ainda serão julgados pelos juízes eleitorais dos respectivos municípios.
No Nordeste, Pernambuco fica atrás apenas da Bahia e do Maranhão em número de registros. Confira na tabela a seguir:
Quando tomadas isoladamente as candidaturas a prefeito e a vereador, o estado tem posições diferentes neste ranking. Com 513 registros de candidaturas a prefeito, é o 10º no ranking nacional e o 4º do Nordeste. Confira na tabela abaixo.
Legislativo
Ao avaliar os dados apenas dos requerimentos de candidaturas a vereador, Pernambuco ocupa a 11ª posição no ranking nacional e a 3ª na região.
Concorrência
Mas em outro ranking, o da concorrência, quando se toma o número de candidatos a vereador por vagas em disputa, o estado tem uma concorrência menor que a média nacional. Enquanto no país, há 425.968 postulantes disputando 58.470 vagas nas Câmaras, uma concorrência média de 7,29 por vaga, em Pernambuco temos 14.793 registros de candidatos a vereador para 2.149 vagas, uma média de 6,88 por vaga.
Confira abaixo o ranking dos estados pelo grau de concorrência:
Do site do TRE-PE.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.