Em pouco mais de dois meses desde a sua estreia, o técnico Bruno Pivetti comandou uma verdadeira reformulação no time do Náutico. E que vem colhendo frutos.
Ao ponto da equipe, que chegou a ter apenas 6% de chance de classificação, depender de uma vitória no próximo sábado, contra o Londrina, fora de casa, para alcançar o desejado quadrangular do acesso.
Da derrota por 1 a 0 para o Floresta, no dia 17 de junho, até a goleada por 4 a 1 sobre o Ferroviário, no último sábado, o treinador utilizou um total de 33 jogadores. Com sete mudanças na equipe entre um jogo e outro.
Para se ter uma ideia, em seu primeiro compromisso, Bruno Pivetti escalou atletas que acabaram perdendo espaço como o goleiro Lucas Maticoli, o zagueiro Joecio e o atacante Kauan, outros que foram parar na reserva como o lateral-esquerdo Diego Matos e os volantes Marco Carvalho e Renato Alves (está machucado), e até um que acabaria dispensado, caso do zagueiro Rafael Vaz.
Assim, apenas o lateral-direito Arnaldo, o meia Patrick Allan e os atacantes Paulo Sérgio e Gustavo Maia deverão ser titulares também contra o Londrina, com o adendo de que os dois primeiros chegaram a sair do time, mas depois recuperaram as posições.
Após acumular uma derrota, dois empates e apenas uma vitória, nos quatro primeiros jogos, Pivetti enfim encontrou a atual base da equipe alvirrubra na goleada sobre o Figueirense por 4 a 0 na 13ª rodada, quando o sexteto formado por Sousa, Marco Antônio, Patrick Allan, Paulo Sérgio, Bruno Mezenga e Gustavo Maia foi escalado pela primeira vez como titular.
Sousa e Gustavo Maia, por sinal, são os titulares mais escalados por Pivetti, iniciando 10 dos 11 jogos sob o comando do treinador. O volante, no entanto, está fora da partida contra o Londrina, por conta de uma lesão muscular grau dois na coxa.
Já o volante Marco Antônio é o único atleta do elenco a ter sido utilizado pelo treinador em todas as suas 11 partidas, sendo oito delas como titular e em outras três saindo do banco de reservas.
Por falar em suplência, o também volante Wendel Lessa é o jogador que mas foi acionado por Pivetti para entrar no decorrer dos jogos: oito vezes.
Por outro lado, o zagueiro Perema, com três partidas, o lateral-esquerdo Kaike, com duas, e o goleiro Renan Bragança, com uma, foram os últimos atletas a entrarem no time titular alvirrubro.
O trabalho de Pivetti em números no Náutico
- 4 vitórias
- 5 empates
- 2 derrotas
- 51,5% de aproveitamento
- 33 jogadores diferentes utilizados
- Jogador mais utilizados: Marco Antônio (11 jogos, 8 como titular e 3 entrando no decorrer)
- Jogadores mais vezes titulares: Sousa e Gustavo Maia (10 jogos)
- Jogador mais acionado durante os jogos: Wendel Lessa (8 vezes)
Jogadores utilizados:
- Goleiros: Lucas Maticolli, Deivity, Jefferson Romário e Renan Bragança
- Laterais: Arnaldo, Matheus Ludke, Danilo Belão, Diego Matos, Luiz Paulo, Luan e Kaike
- Zagueiros: Islan, Iran, Joecio, Rafael Vaz e Perema
- Volantes: Sousa, Marco Antônio, Marco Carvalho, Wendel Lessa e Renato Alves
- Meias: Patrick Allan, Matheus Melo e Andrey.
- Atacantes: Paulo Sérgio, Bruno Mezenga, Gustavo Maia, Felipe Ferreira, Cléo Silva, Kauan, Thallisinho, Kayon e Leandro Kauan.
Fonte: Globo Esporte PE.